Atonement

Atonement
Atonement

terça-feira, 13 de julho de 2010

Toy Story 3


Toy Story 3, 103 minutos , 2010, Animação
Direção: Lee Unkrich
Elenco: Vozes de Tom hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Michael Keaton.



Dez anos após o lançamento do segundo episódio a Pixar volta a apostar em uma continuação de seu pioneiro desenho, Toy Story, e prova que sequências, sejam elas a primeira, segunda ou terceira continuação, podem ser tão boas ou melhores que os originais, basta competência e criatividade.

Toy Story 3 começa com uma aventura imaginária envolvendo a turma de brinquedos encabeçada por Woody e Buzz. Já nesse prólogo a nostalgia toma conta da projeção. No momento em que o trem sai dos trilhos em meio à ação era possível ouvir diversas pessoas falando no cinema: "lá vem o Buzz, lá vem o Buzz". Esse é talvez o maior mérito deste longa. Pegar personagens memoráveis que caíram nas graças do público e colocá-los em uma situação com a qual todos nós nos identificamos: a jornada rumo ao amadurecimentos, as mudanças de fase na vida, as despedidas, as perdas e até a morte.

São questões complexas mas que todos nós enfrentamos. Afinal, quem é que nunca teve brinquedos que adorava e acabou tendo de os abandonar? Quem nunca teve de deizer adeus a uma amigo ou parente? . Toy Story 3 insere esses temas em meio a uma aventura deliciosa, repleta de ação e humor e acaba conquistando públicos de todas as idades, nos proporcionando uma verdadeira montanha russa de emoções.

O roteiro e a narrativa do filmes são excelentes, conseguindo mesclar ação, humor, drama e reflexão de forma brilhante; desenvolvendo seus personagens de forma primorosa e mantendo seu tema no centro da narrativa durante todo o longa, ao contrário da obra anterior da Pixar, Up - altas aventuras, que apresentava começo e final emocionate e reflexivo e um desenrolar comum e pouco original. A parte técnica também é brilhante, como de praxe em todas as animações da produtora.

Na história, Andy completa 17 anos e se prepara para ir à faculdade. Temerosos por não saberem seus destinos, Woody, Buzz e a turma acabam sendo doados por engano a uma creche e viverão uma aventura para voltar à casa de seu antigo dono antes que ele vá embora.

Ao final Toy Story 3 pode até não ser tão original, mas com a capacidade extraordinária que ele tem de comover e quebrar o mais gelado dos corações isso acaba não significando nada. Só resta dar os parabéns a Pixar que conseguiu (não que isso seja novidade, é claro) lançar a melhor animação e também o melhor filme do ano até o momento. É também a obra mais comovente que a produtora já realizou. Seu final único e melancólico é sério candidato a melhor cena do ano.

Um comentário:

  1. Ainda prefiro TOY STORY 2, mas essa conclusão está muito além da média (vide o desastre que foi Shrek 4)

    ResponderExcluir