Atonement

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terça-feira, 20 de julho de 2010

Medos Privados em Lugares Públicos completa 3 anos em cartaz


No dia 13 de julho de 2010 Medos privados em Lugares Públicos, drama de Alain Resnais que conta a história de seis personagens com dificuldades de relacionamento e em busca do amor em Paris, completou 3 anos em cartaz na cidade de São paulo, superando em larga escala o recorde de O Filho da Noiva de Juan Jose Campanella que ficou em exibição por um ano e meio. Segundo informações do Cine Belas Artes, cinema onde o filme continua em cartaz com uma exibição por dia, o filme já foi visto por mais 90 mil pessoas e não tem previsão para sair de cartaz.

Segundo Léo Mendes, assistente de programação do Belas Artes o filme recebe o mesmo número de espectadores que um lançamento em exibição no mesmo horário - "O tempo passou e o filme foi ficando em cartaz. Quando estava para completar um ano, resolvemos deixar mais um pouco. Percebemos que ainda havia público interessado", diz ele.

Assim é muito gratificante saber que um cinema mais autoral e alternativo tem conseguido espaço para exibição e vem conquistando um bom público. Os números de Medos Privados em Lugares Públicos podem parecer pequenos frente aqueles alcançados por blockbusters como Eclipse ou Shrek, mas é bastante alto considerando o tipo de filme que ele é e a pequena distribuição que esse tipo de obra tem aqui no Brasil. Casos como o do filme de Alain Resnais nos fazem acreditar que ainda há esperança para obras independentes e alternativas.

Mas a mensagem mais importante que essa notícia pode nos passar é a da necessidade de preservação do Cine belas Artes. Como muitos sabem há cerca de um mês atrás o cinema anunciou que fecharia suas portas devido a problemas financeiros e falta de patrocínio. No entanto fica claro que um lugar de preservação da boa arte, cada vez mais raros hoje em dia, não pode simplesmente fechar. O Cine Belas Artes pode ser considerado um agente proporcionador de esperança para a continuidade do cinema independente e por isso todos devemos contribuir para a sua salvação. No 5 de julho a porprietária do restaurante La Casserole abriu uma campanha para ajudar o belas artes intitulada "Salve o Belas Artes: Tudo Pode Dar Certo". O mesmo reuniu outros 16 restaurantes para contribuir à campanha, que consiste no recebimento de um ingresso para assistir a algum filme na compra de pelo menos cinco reais em qualquer um dos restaurantes.

A campanha se estenderá até 5 de setembro. Aqules paulistanos que poderem contribuir, através da campanha ou mesmo indo diretamente ao cinema assitir a um longa estará ajudando a preservar não só um cinema, mas também a boa arte que lá habita.

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